21/12/2018 – GOIÁS – Patrulha Maria da Penha realiza mais de seis mil acompanhamentos em Goiânia

A Patrulha Maria da Penha – que tem como principal objetivo combater a violência sofrida por mulheres em âmbito doméstico ou familiar -, realizou, somente em Goiânia, seis mil acompanhamentos. “Atuamos dentro de uma filosofia comunitária para garantir um serviço de qualidade e eficiente. Trabalhamos para aproximar a Polícia Militar da sociedade”, afirma a chefe da patrulha, tenente Dayse Pereira Vaz de Rezende.

Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública

O trabalho da Polícia Militar é feito em parceria com as Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs) e os Juizados da Mulher, que são responsáveis por fornecer medidas protetivas de urgência. Depois deste processo, a Patrulha Maria da Penha monitora as mulheres para verificar se seus agressores estão ou não cumprindo as medidas.

As ações da Patrulha Maria da Penha tiveram início na capital em 2015. Ela também é responsável por identificar mulheres em situação de vulnerabilidade e garantir sua integridade física. Em 2017, o atendimento foi ampliado para 24 municípios goianos. Em todos eles, órgão atua no atendimento às ocorrências de agressão, ameaças e outros tipos penais contra as mulheres dentro de seus lares, oferecendo condições para que as vítimas apresentem denúncias ou representações.

O efetivo é composto por policiais militares, tendo preferencialmente pelo menos uma profissional mulher. Todos os integrantes são capacitados para o atendimento humanizado e qualificado que mulheres vítimas de violência necessitam.