24/11/2020-Goiás-Governador participa de homenagem a doadores de sangue

No Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado nesta quarta-feira (25/11), evento será realizado para agradecer, de forma simbólica, a todos que contribuem para manutenção dos estoques no Hemocentro em Goiânia e nas unidades do interior

Para celebrar o Dia Nacional do Doador de Sangue, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realiza nesta quarta-feira (25/11) homenagem a 25 doadores de sangue e plaquetas, que, no ato, representarão todos que contribuem para a manutenção dos estoques dos hemocomponentes no Hemocentro Coordenador Professor Nion Albernaz, em Goiânia, e nas unidades regionais do interior, nos municípios de Catalão, Ceres, Formosa, Iporá, Jataí, Porangatu, Quirinópolis e Rio Verde. Eles receberão um troféu em agradecimento ao gesto de solidariedade. O evento, que contará com a presença do governador Ronaldo Caiado, será realizado no Mercure Hotel Goiânia, às 11h.

Durante a solenidade também será reproduzido um vídeo com depoimentos dos doadores e pacientes que já receberam ou ainda necessitam de transfusões sanguíneas. O objetivo é mostrar o impacto que uma doação de sangue tem em um paciente acamado e que enfrenta alguma doença, bem como naquele que está sendo submetido a cirurgias, transplantes e outros procedimentos médicos.

Em paralelo, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Hemorrede Pública de Goiás participa com outros hemocentros do país da campanha “Somos todos do mesmo sangue”, uma ação inédita no Brasil. A ação, que começou no dia 23, tem como objetivo destacar a importância desse gesto, sobretudo durante a pandemia, período onde houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil.

Em alusão à campanha, o Cristo Redentor, na cidade do Rio de Janeiro, vai representar uma grande bolsa de sangue, sendo iluminado na cor vermelha progressivamente, pela primeira vez na sua história. Em Goiás, o Hemocentro Coordenador Estadual Professor Nion Albernaz firmou uma parceria com a empresa de transporte por aplicativo Uber, que vai oferecer R$ 15 de desconto em corridas de ida e volta para aqueles que comparecerem à unidade para doação.

Hemorrede Pública de Goiás

Em 2020, até o mês de outubro, foram coletas 35.759 bolsas de sangue na Hemorrede Pública de Goiás, que atendeu a aproximadamente mais de 143 mil pacientes em todo o Estado.

Desde março, a Hemorrede Pública de Goiás implantou o serviço de agendamento on-line e telefônico para doação de sangue. Para marcar um horário em uma das unidades da rede basta acessar o site agenda.hemocentro.org.br ou ligar no telefone 0800 642 0457, em Goiânia, ou nos telefones de cada unidade, disponíveis no site do Hemocentro.

Serviço:
Assunto: Governador Ronaldo Caiado participa de homenagem a doadores de sangueQuando: quarta-feira (25/11), às 11h
Onde: Mercure Hotel Goiânia – Avenida República do Líbano, 1.613, Setor Oeste