25/04/2019 – GOIÁS – Condomínio em Goiânia promove corrida para moradores e convidados

Segundo o Ministério da Saúde, caminhar e correr estão entre as atividades físicas mais praticadas pelos brasileiros. Tal preferência tem ganhado outros espaços além dos parques e ruas. Grandes condomínios residenciais oferecem estrutura para a prática das modalidades. Na capital, o Aldeia do Vale, por exemplo, realiza neste domingo (28/04) sua quarta Mini Maratona

Dayse Luan

Apesar de ser uma paixão nacional, o futebol não é a atividade esportiva mais praticada entre os brasileiros. É o que aponta a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde. Segundo o levantamento, a caminhada e a corrida são modalidades praticadas por 33,6% da população brasileira, na sequência, aparecem a musculação (17,7%), o futebol (11,7%) e as lutas e artes marciais (2,3%). Ainda segunda a pesquisa, a quantidade de atletas corredores no Brasil aumentou 194% entre 2006 e 2017.

A preferência dos brasileiros pela corrida e a caminhada é tanta que tem ganhado outros espaços além dos parques e ruas públicos. Grandes residenciais já agregam essa tendência e possuem estrutura para a prática das modalidades. É o caso, por exemplo, do Aldeia do Vale, na região norte de Goiânia, que no próximo domingo, 28 de abril, realizará a 4ª edição de sua Mini Maratona. O evento aberto a moradores do residencial e convidados receberá mais de 100 atletas que irão percorrer sete quilômetros dentro das ruas do condomínio horizontal. Os participantes serão divididos em três categorias: 15 a 29 anos, 30 a 49 anos e acima de 50 anos. A concentração será a partir das 7h30, com largada prevista para às 8 horas.

O atual superintendente de esporte da Associação dos Amigos do Residencial Aldeia do Vale (Saalva) e professor de educação física, Eduardo Araújo Waqued, conta que a antiga gestão do condomínio realizava um evento chamado “Volta ao Muro” e era realizado fora do residencial. Porém, muitos moradores pediram a volta da prova, que foi readaptada para ser realizada dentro do condomínio e num trajeto com menor risco de gerar lesões. “Há cerca de cinco anos os moradores pediram que o evento retornasse. Então a comissão de esporte da Saalva optou por montar uma prova dentro do próprio condomínio, que é muito bonito e muito bem arborizado. A mudança foi um sucesso”, destaca Eduardo, um dos organizadores da Mini Maratona Aldeia do Vale.

Crianças

A prova também será aberta às crianças, porém com caráter meramente participativo. Para esse público infanto-juvenil são três categorias: 5 a 8 anos, com percurso de 400 metros; 9 a 11 anos, que correrão um quilômetro, e 12 a 14 anos, que farão um trajeto de 1,6 quilômetro. A corrida das crianças está prevista para às 9h30, pois só começa após a conclusão da prova adulta.

Mesmo sendo uma prova amadora, haverá premiação com medalhas e troféus para os três melhores colocados de modo geral, entre masculino e feminino e os três melhores colocados de cada categoria. A organização do evento também montou uma praça de lazer com estandes de patrocinadores que oferecerão mesa de frutas, água e energéticos. Personais trainers e massagistas também estarão presentes orientando e ajudando no aquecimento para a prova. Tendas de hidratação serão colocada ao longo do percurso.