26/05/2020-Goiás-Notícia de Águas Lindas e Entorno – HCamp de Águas Lindas começará atendimento na próxima segunda-feira

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Saúde (SES-GO), iniciará o atendimento do Hospital de Campanha de Águas Lindas de Goiás na próxima segunda-feira, dia 1º de junho. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (25) pelo secretário da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, durante visita técnica ao local.

Participaram do encontro o coordenador-geral de Atenção Hospitalar e Domiciliar do Ministério da Saúde (MS), Rafael Leandro de Mendonça, e o coordenador-geral do Ministério da Infraestrutura, Thiago Alvarenga. “É um projeto feito a várias mãos entre os governos federal, estadual e municipal”, destacou Alexandrino.

A unidade foi entregue ao Estado após o MS assinar um Acordo de Cooperação Técnico com a SES-GO. O documento estabelece as responsabilidades de cada ente na estruturação do Hospital de Campanha. O local vai receber casos suspeitos e confirmados de doença pelo coronavírus.

O Hospital iniciará as atividades com 200 leitos de internação, todos com acesso à rede de gases, o que permite que sejam transformados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), conforme a necessidade.

Inicialmente, o Governo de Goiás trabalha para que pelo menos dez respiradores sejam encaminhados para o hospital. Dessa forma, a unidade abriria as portas com dez leitos de UTI já ativados para atendimento de casos graves de Covid-19.

Além de pessoas de Águas Lindas de Goiás e de outras cidades do Entorno do Distrito Federal, o hospital também deve receber moradores do DF. “A unidade irá servir a população do Entorno e também do DF, tendo em vista que, recentemente, celebramos um acordo com o Distrito Federal”, lembrou Alexandrino, ao citar o Termo de Cooperação Técnica Interfederativo que visa regulamentar e regular o acesso do cidadão das duas unidades federativas aos serviços de saúde localizadas no Entorno, em Goiás e no Distrito Federal.
O presidente da Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB) e prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango ressaltou a importância desta unidade neste momento de maiores incidências de casos.
“Como presidente da AMAB, tenho unido forças para combater a doença na nossa região e evitar o colapso do sistema de saúde nos municípios adjacentes á Brasília. Essa unidade ajudará a assegurar a saúde de mais de 1,2 milhão de habitantes do Entorno do Distrito Federal. Esse momento exige a mobilização de todos nós no enfretamento da Covid-19”, declarou Hildo.

O Hospital de Campanha de Águas Lindas de Goiás foi entregue pelo MS com redes de gases, geradores elétricos e camas. O órgão do governo federal também será responsável pelo aluguel e manutenção da estrutura física do hospital. Já a SES-GO será responsável por operacionalizar a unidade, ofertando insumos, equipamentos e prestação de serviços. O local será gerenciado por organização social e o contrato de gestão está em tramitação interna na SES-GO.

Acompanhe mais informações nas redes sociais do prefeito Hildo do Candango.