30/11/2019 – GOIÁS – Detran promove ação educativa em evento para pessoas com deficiência

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) promove ações educativas, desta sexta-feira, dia 29, a domingo, dia 1º, no maior evento voltado para pessoas com deficiência (PcD) e mobilidade reduzida no Brasil. O Mobility & Show, no Parque Agropecuário de Goiânia, contará com abordagens educativas e jogos pedagógicos. A entrada é gratuita.

Comunicação Setorial – Detran-GO

Nos três dias, equipes de educadores de trânsito do Detran-GO se revezarão para sanar dúvidas, distribuir material educativo e desenvolver jogos da memória com temática mobilidade. Também será realizada atividade com tapete pedagógico, por meio de um jogo multiplayer, os jovens serão estimulados a refletir sobre o uso dos equipamentos de segurança como cinto, capacete e o respeito a ciclistas e pedestres.

O Mobility Show busca promover a inclusão da pessoa com deficiência e seus familiares propagando informações sobre legislação e tecnologias. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontam que quase um quarto da população brasileira tenha algum tipo de deficiência. Além de informações e serviços, o evento contará com exposição de veículos adaptados.

De Mãos Dadas

A inclusão tem sido uma das bandeiras do Detran-GO, que nesse semestre lançou o programa De Mãos Dadas. Pioneiro no país, ele propicia atendimento diferenciado para as pessoas com deficiência, assessorando-as para que tenham maior celeridade na obtenção da CNH especial e no processo de aquisição de veículos zero-quilômetro, com isenção de IPI, IOF, ICMS e IPVA.

O atendimento é realizado na sede do Detran-GO e oferece orientações relacionadas à autarquia, Secretaria da Economia e Receita Federal. Com a assessoria do programa, a pessoa poderá montar seu próprio processo de isenção.